Destinos Nacionais Uncategorized

Roteiro de 6 dias em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso

Esse foi o roteiro e o nosso destino de lua de mel em 2009, e lá se vão 10 anos de casados.  Mas, você vai se perguntar: Já estamos em abril de 2019, ou seja, 10 anos depois, será que esse roteiro ainda esta valendo? Será que não esta ultrapassado? E, eu respondo que não. Pois andei pesquisando aqui e realmente essas dicas de roteiro são válidas até hoje!

E, outra pergunta que você deve estar se fazendo, e será que 6 dias são suficientes para conhecer Porto Seguro e seus arredores? Eu digo que sim! Se você quer conhecer os pontos principais, mas se você possui mais dias livres e dispõe de mais recursos financeiros, acrescentaria mais alguns dias, sem dúvida.

Vou deixar registrado aqui pra vocês, o meu roteiro de 6 dias em Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso. Mas, lembre-se: adapte o roteiro de acordo com os seus gostos, com o seu tempo, e com o seu bolso.

Vamos lá!

DIA 1

O nosso voo foi pela companhia aérea GOL, saindo de Florianópolis a Fortaleza, fez conexão em Guarulhos/SP e durou no total aproximadamente 4 horas, e chegamos ao nosso destino no período da tarde.

Como fechamos o nosso pacote de viagem direto com a agência de viagens CVC, o nosso traslado aeroporto/hotel foi gratuito, pois já estava incluído no valor total que havíamos pago.

Fizemos o checkin no Transoceânico Praia Hotel, deixamos as malas no quarto, e logo saímos conhecer as dependências do hotel , demos uma caminhada pela orla da praia de Taperapuan onde nosso hotel estava localizado. 

O Hotel fica localizado na Avenida Beira, 1300, Taperapuan em Porto Seguro.
Vistado nosso quarto

Na volta, aproveitamos a sala de jogos do hotel, e jogamos um pouco de ping pong, hahaha, fazia anos que eu não jogava. 

Depois fomos tomar um banho e nos arrumar para curtir a nossa primeira noite na cidade, já que era a  festa de confraternização da CVC no famoso Complexo de Lazer Tôa Tôa, localizado na praia de Taperapuã. Uma Van da agência CVC nos buscou no hotel e nos trouxe de volta, no horário combinado. Como esse passeio não estava incluído no nosso pacote de viagem, tivemos que pagar o transporte e as entradas no Complexo de Lazer e tudo o que consumimos por lá.

Nessa noite, nos divertimos muito com o show super divertido e animado com a drag queen Debora Skeer, acabamos até comprando o CD dela kkk de tanto que gostamos.

Pedindo autógrafo para a drag queen Debora Skeer

Também jantamos por lá mesmo, um prato de frutos do mar e batata frita, esqueci de fotografar, me perdoem. Mas, digo que a noite foi super animada e você não deve sair de Porto Seguro sem conhecer esse complexo de lazer que é super badaladona cidade, e conta com muito entretenimento, shows, luau,serviços de praia, pista de dança e atividades esportivas.

DIA 2

Acordamos cedo e pegamosa balsa em direção a Arraial D´Ajuda, onde fomos até o parque Aquático Arraiald´Ajuda. O ingresso adulto atualmente custa R$ 120,00 por pessoa.

Balsa que faz a Travessia entre Porto Seguro e Arraial D´ajuda.

O parque fica de frente para o mar, é bem conservado e super arborizado, possui muita sombra para você relaxar e ficar apreciando a paisagem ou os brinquedos.

É uma excelente opção para a família que viaja principalmente com crianças, pois há diversão para todos. Achamos o ingresso um pouco caro, assim como a alimentação lá dentro do parque, mas faz parte não é?! Quem esta na chuva é pra se molhar, e férias é férias! No nosso caso, lua de mel e férias, rsrs.

E, acredite, no ano de 2014, o Eco Parque Arraial D’ajuda ficou no 12º colocação no ranking do site TripAdvisor entre os melhores parques aquáticos do mundo.

O parque conta com vários quiosques e restaurante, você pode optar desde um prato completo ou um lanche,como hambúrguer, hot dog, crepe, tapioca, acarajé, sem contar os quiosques de sorvete e açaí.

O parque possui várias piscinas adulto e infantil, piscina com onda artificial, tirolesa,arvorismo, caiaqui,  atrações radicais, enfim, atrações para todos os gostos.

Como fomos em dezembro, em um dia lindo e ensolarado, o parque estava lotado, portanto, havia fila para algumas atrações,o jeito era encarar uns minutinhos na fila para curtir a adrenalina do brinquedo.

Eu e o marido adoramos a atração chamada de nome “Rio lento” que é uma piscina com correnteza em formato de rio, onde é possível relaxar nas boias enquanto passeia por todo o parque. Olha que maravilha!

Durante o nosso passeio no parque também conferimos o projeto Coral Vivo, que atua na conservação e uso sustentável do ecossistema marinho por meio da pesquisa,educação, turismo, políticas públicas e sensibilização, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos. No parque, vimos várias amostras de corais e animais marinhos em exposição, uma atração amais dentro do parque, e ficamos muito contentes em poder apreciar esse projeto.

Se você pretende visitar o Eco parque Arraial d´Ajuda, consulte o site oficial, pois o mesmo não abre todos os dias.

No final da tarde voltamos para o nosso Hotel em Porto Seguro, e a noite jantamos no restaurante Tia Nenzinha, indicado no guia 4 Rodas. Um local simples, mas com uma gastronomia realmente maravilhosa. A seguir, a fotinho do cartaz na parede do restaurante.

DIA 3

Acordamos cedo para fazer o passeio de escuna até o Parque Marinho de Recife de Fora, que havíamos comprado e fechado na noite anterior junto a uma agência de turismo local. O valor atualmente desse passeio gira em torno de R$ 150,00 por pessoa e inclui  transporte ida e volta do hotel, embarcação até o Parque Marinho e guia de turismo.

Uma van nos buscou no hotel no horário marcado, e nos levou até o ponto de partida do passeio, onde embarcamos em uma escuna com destino ao Parque Marinho de Recife de Fora,considerado uma das maiores belezas naturais do Brasil e do mundo. A navegação durou aproximadamente uma hora,onde chegamos até essa formação de corais, cuja extensão atinge 17 mil metros quadrados. Para você ter uma ideia, somente três por centro do local é destinado à visitação, o restante é área de preservação.

O Marido relaxando em alto mar hehe.

As saídas para o passeio só acontecem nas semanas de luas cheia e nova e no horário da maré baixa, quando os recifes ficam descobertos, formando piscinas naturais. Na foto abaixo, estou em alto mar, em uma formação de recife, e a maré estava começando a subir, momento em que o guia nos orientou a retornar para a escuna, pois em questão de minutos estaríamos todos debaixo da água. Só posei para a foto e fui rapidinho de volta a escuna hehe.

E quem diria que esta foto é em alto mar?!

Neste passeio tivemos a oportunidade de mergulhar nessas piscinas naturais, e observar uma fauna incrível, moluscos, peixes coloridos, estrelas do mar, lulas e muitos outros. 

Para isso, alugamos um snorkel, a fim de mergulharmos e poder enxergar melhor esses seres marinhos.

Uma dica é ir com um calçado tipo “crocs”, pois caminhar pelo recifes pode machucar um pouco os pés. E, também não esqueça de levar protetor solar,toalha e um chapéu. O tempo total de duração do passeio é de aproximadamente 4 horas e a permanência no recife é cerca de duas horas, mas no nosso caso, não durou todo esse tempo, pois a maré estava subindo rápido demais, e nosso guia nos chamou de volta a escuna. Mas deu tempo de aproveitar bem e conhecer vários animais marinhos, uma experiência incrível! 

Não posso esquecer de dizer que nesse passeio há a presença de um biólogo que fornece muita informação sobre a vida marinha no Parque, o que torna tudo muito mais interessante.

Uma dica para você que enjoa facilmente, tome um Dramin 30 minutos antes de iniciar o passeio, pois a embarcação balança bastante. Lembro que na nossa escuna havia uma repórter de TV e um cinegrafista, que estavam gravando uma matéria, e a repórter passou mal, por isso a dica do Dramim para aqueles com o estomago mais sensível. Graças a Deus eu passei bem, mas tive que me concentrar muito viu! Rsrs.

Na volta, já era passado do meio dia, almoçamos num restaurante ali mesmo da orla, voltamos para o hotel descansar um pouco e a tarde pegamos um transporte coletivo, mais conhecido como “busão” hahaha,  que passava em frente ao hotel e fomos até o centrinho de Porto Seguro, caminhamos pelas ruazinhas onde a noite fica a “Passarela do Alcool”,  comprei algumas lembrancinhas, andamos pela famosa ruazinha chamada “Beco”.

Olha o charme da moça, kkk. Essa calça era moda na época e esse chapéu comprei em Porto Seguro como lembrança da cidade! Ainda bem que os tempos mudam pra melhor, hahaha.

No final da tarde e a noite curtimos a piscina do hotel e a sala de jogos.

 Lua de mel né gente! rsrs.

DIA 4

Na parte da manhã fomos curtir a praia de Taperapuan, e lá almoçamos em um restaurante da orla, chamado de “Barraca do Gaúcho”, um lugar bem espaçoso, onde servem no salão e também no deck em frente ao mar. No restaurante há a opção de self service e pratos ala carte.

Praia de Taperapuãn

A tarde voltamos para o hotel, tomamos banho e nos trocamos, e seguimos de taxi em direção ao Centro Histórico para fazer o tour histórico onde conhecemos a história do descobrimento do Brasil, contratamos um guia local que foi super atencioso conosco e nos mostrou e contou um pouco da história local e do descobrimento do Brasil.

No local você encontrará o “Marco de Posse” supostamente trazido pela expedição de Gonçalo Coelho em 1.503 ou por Pero do Campo Tourinho, para assinalaros limites da Capitania de Porto Seguro em 1534,  Ostenta as armas de Portugal e a Cruz daOrdem de Cristo.

Marco da Posse

No Centro Histórico fica localizado o Museu de Porto Seguro, que conta a história do descobrimento do Brasil. Se você tem interesse em conhecer o museu, fique atento ao horário de funcionamento, que é das 09:00 as 17:00H.

Museu de Porto Seguro

Durante o Tour Histórico também assistimos a apresentação de capoeira e você pode também comprar alguns quitutes típicos baianos, como o acarajé e adquirir algumas lembrancinhas da cidade feitas de artesanato.

À noite, fomos de táxi para a tão famosa Passarela do Álcool, local onde se concentram a maioria das lojas, restaurantes e o agito da cidade de Porto Seguro. Eu bebi uma caipirinha e o famoso capeta, bom demais minha gente!

Jantamos em um Restaurante no centrinho que serviu um file mignon ao molho madeira e champignon espetacular! Só de lembrar dá agua na boca.

Olha a cara da menina…toda tímida, eitaaaa! E de franjinha molhada hahaha.

Uma pena eu não lembrar o nome do Restaurante para dar a dica a vocês. Antes de voltar ao hotel tomamos um capeta, já estávamos viciados nessa bebida hahaha.

DIA 5

No quinto dia, uma Van da Agência de Turismo que havíamos contratado na noite anterior, veio nos buscar cedinho em frente ao Hotel e fomos em direção à praia de  Trancoso, conhecemos o famoso “Quadrado”.

O Quadrado de Trancoso é um dos lugares mais famosos e badalados da Bahia.Quando o povoado deixou o anonimato e foi descoberto por hippies, nos anos 70, o Quadrado era apenas o local em que ficava a igreja da região cercada de casinhas de moradores.

A famosa Igrejinha de São Sebastião

Porém, já há muitos anos, essas casinhas não servem mais de moradia, mas passaram a ser lojas e restaurantes, devido ao crescente turismo da região. As principais atrações do Quadrado são a Igreja, as casinhas coloridas e o mar como pano de fundo.

Nós entramos na igrejinha de São João Batista, que foi construída em 1656 e é a grande atração do Quadrado, e como ela fica de costas para o mar, a paisagem é belíssima ao fundo. Entrei na igreja onde pude fazer meu agradecimento a Deus por estar ali vivendo momentos tão especiais e depois juntamente com a nossa turma e guia turístico, provamos uma especialidade local, um abacaxi cortado na hora, onde o segurávamos pela coroa como se fosse um sorvete hehe, achei interessante.

Em seguida, o guia de turismo nos levou até uma barraca de frente para o mar, me desculpem, mas não me recordo o nome, devido ao passar dos anos hehe. Lá almoçamos, e eu optei por um prato de frutos do mar, e olha a curiosidade, o garçom trouxe 3 lagostas ainda vivas para eu escolher a minha, tadinha, quase que perdi a fome viu. Mas a realidade é que ela estava uma delícia! Meu marido optou por um prato com carne, que também estava muito saboroso. Não vou postar a foto do prato porque eu não fiquei muito legal na pose. Há 10 anos atras eu não levava muito jeito pra coisa, rsrs.

Aproveitamos a praia e a estrutura oferecida pela barraca, caminhamos pela orla de Trancoso, e tomamos um bom banho de mar antes de retornarmos.

Na volta, fizemos uma parada em Arraial d´Ajuda, onde paramos no mirante da cidade e aproveitamos para fotografar.

Também conhecemos o centrinho da cidade com suas casas e lojinhas coloridas. 

Também paramos conhecer a famosa igrejinha de Nossa Senhora d´Ajuda.

O marido pelo visto esqueceu o óculos na bolsa de praia, eitaaaa! rsrs

Como no dia seguinte era o nosso voo de volta, escolhemos passar a noite de despedida no Axé Moi, localizado também na praia de Taperapuan, em Porto Seguro.

O Complexo de Lazer Axé Moi é a maior e melhor estrutura de praia do Brasil! O local oferece diariamente aos seus visitantes shows durante todo o dia com artistas exclusivos, companhia de dança, brincadeiras e muito entretenimento. O complexo é famoso também por realizar shows nacionais.

Como nossa viagem foi em dezembro, a cidade já estava decorada para o Natal, assim como o Axé Moi.


O complexo possui 200 m de uma praia magnífica e estrutura completa para receber seus clientes de forma acolhedora, com excelência no atendimento, culinária de qualidade, sendo referência para todos que visitam a cidade em busca de descanso e diversão.

Não deixe de conhecer esse local quando da sua passagem por Porto Seguro, superrecomendo! Passamos uma noite incrível e muito divertida por lá!

DIA 6

Esse foi o nosso último dia, aproveitamos a piscina do hotel na parte da manhã, para descansar um pouco, almoçamos, tomamos um banho, arrumamos nossas coisas e aguardamos a Van da Agência CVC para fazer nosso traslado até o Aeroporto, oque já estava incluído no nosso pacote de viagem.

_______________

Sevocê achou esse post interessante, deixe nos comentários, ou, se tiver outrasdicas sobre essa viagem, passeios e dicas gastronômicas, também pode compartilharaqui viu?!😊

Até o próximo post.

__________________________________________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *