Destinos Nacionais

HOLAMBRA – A encantadora cidade das flores em São Paulo

Para mim é fácil falar de uma cidade que me encantou logo com as primeiras impressões.

Longe do estresse dos grandes centros urbanos, a Capital Nacional das Flores oferece muitas atrações e opções para quem quer se divertir, comer bem e descansar.

A cidade de Holambra é um pedacinho da Holanda em terras tropicais, onde você fará uma inesquecível viagem pela história da imigração holandesa no Brasil.

Holambra esta localizada a 130 quilômetros da capital paulista, na região metropolitana de Campinas, e possui 13 mil habitantes, sendo que destes, 2 mil são holandeses natos ou descendentes diretos.

Snapseed(13)

 

A cidade foi fundada por uma comunidade mista de brasileiros nativos e imigrantes holandeses, e preserva até hoje a organização diferenciada, a cultura e as tradições dos colonos europeus. Vale mencionar que o seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

A arquitetura colonial holandesa é uma beleza a parte, suas cores e formas podem ser vistas por toda a região central da cidade, o que lhe dá um charme todo especial.

Snapseed(2)
Boulevard Holandês, centrinho.

As tradições holandesas são lembradas a todo instante pela cidade, a começar pela arquitetura, e símbolos desenhados nas calçadas como tamancos, moinhos e tulipas, bem como, no hábito dos moradores de andar de bicicleta, no idioma holandês ainda utilizado, na dança folclórica presente nos eventos realizados pela comunidade, pelos lagos, áreas verdes e paisagens bucólicas, e pela maravilhosa gastronomia, que vai deixar você ainda mais apaixonado pela cidade.

A cidade é mundialmente conhecida pela realização da EXPOFLORA, a grandiosa festa das flores, uma alegre mistura de flores, magia e cultura holandesa, que ao longo de pouco mais de 30 anos, ajudou a fazer a maior e mais exuberante festa do setor florista de toda a América Latina.

A cidade, foi reconhecida em junho de 2011 como a Capital Nacional das Flores, fornecendo 45% de todas as flores e plantas ornamentais comercializadas no país, e, possuí um dos maiores índices de qualidade de vida e segurança do país, outro atrativo para os turistas mais preocupados com a segurança do seu destino de viagem.

Bom, muita gente me perguntou, quantos dias preciso para conhecer Holambra?

A minha resposta é: 2 dias! Mas há quem diga que pode se conhecer a cidade em apenas um dia.

O QUE FAZER E CONHECER DURANTE SUA ESTADIA EM HOLAMBRA?

1) ARTESANATO LOCAL: A feira de artesanato local acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30 no Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Moinho Povos Unidos. Uma atração turística que recomendo, onde os visitantes tem opções criativas e diferenciadas de presentes e souvenirs.

Snapseed(12)

2) BOULEVARD HOLANDÊS: A cidade de Holambra possuí uma única rua turística principal, onde encontram-se algumas casinhas fofas e coloridas, tipicamente holandesas, que na verdade são lojas. Você logo saberá quando chegou no centrinho após avistá-las, pois parecem casinhas de boneca. Nessa rua principal além de lojas de decoração como a CASA BELA que possuí peças artesanais diferenciadas, souvenirs de origem holandesa e ingredientes e especiarias tradicionais de países europeus, como o Stroopwafel, há também loja de roupas e acessórios, e restaurantes maravilhosos, falarei deles em outro tópico.

Snapseed(5)

3) MOINHO POVOS UNIDOS: é o maior moinho típico de grãos da América Latina e foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Esse moinho é uma das principais atrativos turísticos do interior do Estado de São Paulo. Ele possuí 38 metros de altura distribuído por 5 andares abertos para visitação, com o custo de R$ 10,00 e oferece um mirante com visão privilegiada da Capital Nacional da Flores, dos campos de produção e, ao longe, de municípios próximos a Holambra. O imponente moinho é hoje o mais popular cartão postal da cidade e é uma réplica fiel dos primeiros moinhos construídos na Europa em meados do século XVIII. No Moinho Povos Unidos são encontrados facilmente os guias das agências de turismo que possuem uniforme e crachá para melhor identificação. Sugiro procura-los no período da manhã, entre as 08:00 e 10:00 horas para que assim você tenha tempo suficiente para fazer os passeios e aproveitar o restante do dia.

exif_temp_image(2)

 

4) PASSEIOS TURÍSTICOS – VISITAÇÃO AOS CAMPOS E ESTUFAS DE FLORES E PLANTAS: Sugiro você realizar esses passeios através de uma agência especializada, pois somente eles, possuem as chaves dos portões de muitas fazendas de plantação que são privadas. Nós fechamos com a agência “Real Receptivo Holambra” que prontamente nos atendeu via contato whatsapp repassando todas as informações necessárias. Outra empresa de turismo e confiança na cidade é a “Theos Turismo Receptivo”. O ponto de partida desse passeio é o Moinho Povos Unidos, onde os guias te levarão em 3 campos e estufas de Flores e Planta diferentes, ou seja, em 3 propriedades diferentes onde poderá conhecer pelo menos umas 5 espécies de flores diferentes. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica porque os cenários são maravilhosos, coloridos, além de perfumados. Durante todo o passeio os guias contarão a história de Holambra, desde a vinda dos imigrantes a cidade, até os dias atuais, porque viajar também é se enriquecer de conhecimentos históricos. Fique atento a época que você irá visitar a cidade, pois algumas flores não são facilmente encontradas em todas as épocas do ano, como os lindos e grandes girassóis por exemplo. Se você for na primavera e verão sugiro colocar roupas leves porque o calor é quase que insuportável, e lembre de colocar um calçado confortável, e que você possa limpá-lo facilmente, porque as plantações e estufas estão sempre sendo regadas, e com o solo molhado, você facilmente pode se sujar, e por experiência própria digo, aquele barro vermelho é difícil de sair viu rsrs.

exif_temp_image
Plantação e Estufa de Lisianthus.
Snapseed(3)
Plantação de Rosas

 

 

 

 

 

 

 

5) EXPOFLORA: A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, e é realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera A festa acontece nos meses de Agosto e Setembro, e tem duração de 1 mês. A festa encanta públicos de todas as idades com arranjos produzidos por decoradores renomados e atrações únicas como a belíssima Chuva de Pétalas, danças típicas, sabores da culinária europeia e inúmeras outras maravilhas. Durante a Expoflora, os mais de 300 produtores vinculados à Holambra aproveitam a festa para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional. Atualmente, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.

expoflora-holambra

6) PORTAL TURÍSTICO DE HOLAMBRA: Essa é uma parada obrigatória para um belo registro. O Portal Turístico de Holambra dá acesso ao centro de Holambra e foi inaugurado em 2004, e segue as características das construções típicas holandesas, como tijolo à vista, telhado inclinado, janelas grandes. Vale registrar que a data que aparece em destaque na fachada, 1948, faz referência ao ano de criação da colônia Holambra, quando vários imigrantes chegaram à região e iniciaram a criação de gado e agricultura, porém, somente no ano de 1991 houve a emancipação da cidade.

Snapseed(11)

7) DECK DO AMOR: fica localizado entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia é um belíssimo lugar para você respirar um ar puro e fazer um passeio no final da tarde. O Deck do amor foi inspirado nas pontes ao redor do mundo, especialmente na tradição parisiense, que diz que de acordo com a lenda, os amantes que escreverem seus nomes em um cadeado e o prenderem ao deck atirando a chave nas aguas do lago, ficarão para sempre juntos.

8) LAGO VITÓRIA RÉGIA: Esse lago fica ao lado do Deck do amor, e é um refúgio dos apaixonados, tem o cenário perfeito para um pique-nique romântico, vale a pena fazer uma parada por ali.

Snapseed(6)

9) LOJAS DE JARDINAGEM E DECORAÇÃO: A cidade tem várias lojas voltadas para a jardinagem. Uma das maiores e mais famosas por lá é a GARDEN CENTER que possuí seções separadas por tipo de plantas (árvores frutíferas, flores, plantas ornamentais, horta, etc.), além de acessórios para floricultura, paisagismo, arranjos, e presentes.

GARDEN HOLAMBRA

10) GASTRONOMIA: E se você gosta de comer bem em suas viagens, posso dizer que veio ao lugar certo. Holambra tem uma gastronomia maravilhosa. Minhas dicas de lugares bacanas e deliciosos para comer são:

IMG_7841

 

  • MARTIN HOLANDESA CONFEITARIA E RESTAURANTE: também localizada no Boulevard Holandês, Rua Dória de Vasconcellos, possuí um ambiente super agradável com fachada típica holandesa, um jardim com lago e playground para as crianças. A casa tem 60 anos de tradição, serve doces maravilhosos e pratos e porções exclusivas e típicas holandesas.
  • CASA BELA RESTAURANTE: com fachada e decoração típica holandesa, o restaurante se localiza no Boulevard Holandês, a rua principal do Centrinho, e conta com um cardápio muito rico e variado, e também com pratos típicos, e no almoço possuí um delicioso self-service por quilo. Sem dúvida é uma opção de nível internacional com elegância e requinte, sem esquecer da música ao vivo que é uma atração a parte.
  • PIZZARIA E RESTAURANTE SERRANA: ambiente agradável, localizada na Rua Primavera n. 1441, conta com pizzas maravilhosas, pratos grelhados e gratinados e durante o almoço possuí um self-service a quilo muito bom.

Outros lugares que nos foram bem recomendados são: TRATTERIE HOLANDESA, MADURODAM, e RESTAURANTE GARDEN, porém, estes, não tivemos a oportunidade de degustar as suas delícias.

Estes foram os meus 10 motivos para conhecer Holambra, e tenho certeza que você irá gostar muito de conhecer esse verdadeiro pedacinho da Holanda no Brasil.

* Se você também conheceu Holambra, conte a sua experiência aqui embaixo nos comentários, ou, se você ficou interessado em conhecê-la e precise de mais alguma dica ou informação, também estou a disposição.

    2 Respostas

  1. Ficou show seu site!!
    Estava inda olhando o antigo, pois é o primeiro quando aparece no google.
    Sucesso.

    1. Muito obrigada meu amigo! Que bom que vc gostou!
      Sabe que curto muito o seu blog também 😉 né?!
      Obrigada por prestigiar a página.
      Agora quero começar a postar mais…
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *