Best Dicas aos Viajantes

PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O SEU PASSAPORTE BRASILEIRO JUNTO A POLÍCIA FEDERAL

Se você esta lendo esse post é porque provavelmente esta programando alguma viagem para  o exterior não é?! Então, você obrigatoriamente deverá providenciar o seu passaporte junto a Polícia Federal, e aqui vou te auxiliar com um passo a passo.

A primeira parte do processo é feita online através do site da Polícia Federal, já a outra parte é feita no posto de atendimento da própria  Polícia Federal que deverá ser escolhida por você, provavelmente a mais próxima da sua residência.

Já na pagina inicial, quando você clica em Passaportea PF faz dois alertas: Não compre passagens ou faça compromissos antes de receber seu passaporte em mãos, e, caso você esteja realizando a solicitação para outra pessoa, é de sua responsabilidade repassar todas as informações do site ao solicitante, inclusive a lista completa de documentos.

Ah, também é bom você saber que o passaporte não fica pronto na hora do seu atendimento,  portanto, é importante você se organizar com antecedência, pois esse processo pode levar mais de um mês.

1) REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO PASSAPORTE:

Para a obtenção do passaporte o interessado deverá atender a algumas condições, como:

– ser brasileiro;

– ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;

– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;

– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;

– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça. 

2) APRESENTAR JUNTO A PF OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

O Requerente deverá reunir os seguintes documentos ORIGINAIS para apresentação junto a data agendada na Polícia Federal:

– Documento de Identidade com data de expedição de no máximo 10 anos e em bom estado de conservação;

– CPF;

– Passaporte antigo (se houver);

– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU

título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição (dos dois turnos, se houve), ou certidão de quitação eleitoral que é obtida no site do TSE. Caso você não consiga obter a certidão no site, procure o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, antes de iniciar a solicitação do passaporte, portando sua documentação pessoal e relativa ao serviço eleitoral.

Homens com idades entre 19 e 45 anos precisam levar o documento de quitação com Serviço Militar obrigatório.

ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de decisão judicial, ou, casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES, DE NASCIMENTO, DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores, mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome/sobrenome atualizado.

Todos os documentos devem ser os originais. Mais informações no site da Polícia Federal. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 194.

3) PREENCHER O FORMULÁRIO PARA SOLICITAR O PASSAPORTE

Após você confirmar que possui todos os documentos em mãos o próximo passo é acessar o site da PF e clicar em requerer passaporte.

Em seguida, aparecerá na tela o formulário eletrônico de solicitação online dever ser preenchido com seus dados pessoais como nome, data de nascimento, nome dos pais, cidade em que nasceu, estado civil, e outros.

Ao clicar em próximo, você precisará inserir dados do seu documento de identidade (campo obrigatório para maiores de 12 anos), do CPF, da certidão (de nascimento para menores de 12 anos ou de casamento para quem é casado), título de eleitor (obrigatório para quem tem idades entre 18 e 70 anos), situação militar (obrigatório para pessoas do sexo masculino que tenham idades entre 19 e 45 anos) e passaporte anterior (se tiver).

Preenchendo os  “dados complementares”, é necessário colocar  a sua profissão, o seu e-mail e o seu endereço. Caso o pedido para tirar o passaporte seja para um menor de idade, aparecerá um campo “Autorização de Viagem para Menor”, onde será exigido que se selecione uma das três opções existentes, referentes à autorização expressa no passaporte ou não para viagem ao exterior desses menores acompanhados ou não dos pais.

Depois de preencher todos os campos, não deixe de conferir se todas as informações estão corretas e certifique-se de que não há erros de digitação antes de ir para a próxima tela.

Na última tela do formulário, você deve escolher a cidade em que deseja ser atendido, e escolher o posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) mais próximo da sua residência para entregar os documentos pessoalmente e receber o passaporte em mãos.

4) PAGAMENTO DA TAXA PARA EMISSÃO DO PASSAPORTE

Depois de finalizado o cadastro, o site vai emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU), a qual deverá ser paga observando a data de vencimento.

Somente após o pagamento da taxa no valor atual de R$ 257,25 e do prazo de compensação bancária, é que você conseguirá prosseguir para a próxima etapa e agendar um horário no site da PF para a entrega dos documentos, lembrando que o comprovante de pagamento também deve ser levado no dia do agendamento.

Após concluir o seu agendamento no site, e ter escolhido a cidade e o estado onde deseja ser atendido, irá surgir uma tela, com algumas opções de postos da PF na sua região.

Em seguida aparecerá um calendário com data e hora disponíveis para atendimento. É só escolher a data e horário e pronto! Você realizou o seu agendamento!

5) ATENDIMENTO PRESENCIAL NO POSTO DA POLÍCIA FEDERAL

Compareça na data e horário agendados ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido no seu requerimento munido da documentação original exigida, listada no ítem 2), e, do comprovante da GRU paga, bem como do protocolo da solicitação do passaporte.

Não se preocupe em levar foto 3×4, pois a sua foto será tirada durante o seu atendimento. As suas digitais também serão colhidas, assim como a sua assinatura. O processo é todo digital, o que facilita muito.

E, atenção, se você for renovar o passaporte, é obrigatório levar o seu passaporte anterior, mesmo que esteja inválido, para que ele seja cancelado fisicamente (o funcionário que te atender no Departamento vai carimbar uma mensagem de “passaporte cancelado” em todas as páginas), mas você poderá trazê-lo consigo.

No meu caso, quando fui renovar o meu passaporte, não fizeram esse carimbo no meu passaporte. Eu fui atendida no posto da Polícia Federal da cidade de Itajaí, que é o mais próximo a minha casa.

Depois do atendimento, que costuma ser rápido, você vai precisaraguardar a data para retirar o passaporte. O prazo para retirar odocumento pode alterar bastante, principalmente se há muitas solicitaçõesde passaporte na época que você estará solicitando o seu.

6) CONSULTAR ANDAMENTO

Na sexta etapa você vai consultar  o andamento do seu passaporte, com o número do seu protocolo e CPF. Para isso é só entrar no site da Polícia Federal e clicar em  consultar o andamento do seu passaporte e ficar de olho na previsão da data de entrega do documento.

No meu caso, o atendente do posto da PF onde fui atendida, já me informou a data que eu deveria passar lá para retira-lo, mas é muito bom poder acompanhar o andamento pela internet.

7) RETIRAR O PASSAPORTE

Na data prevista é só comparecer ao posto de atendimento da Polícia Federal e retirar o seu passaporte.

Mas, atenção!  Você deve ir pessoalmente e levar um documento original com foto! E, se não retirar o seu passaporte no prazo de 90 dias ele será cancelado, mas acredito que você não vai esperar todo esse tempo não é?! Rsrs. 

OBSERVAÇÃO: Para renovar o seu passaporte, o processo é o mesmo indicado aqui nesse passo-a-passo.

Bom, agora que você já sabe como retirar o seu passaporte brasileiro, resta eu lhe desejar uma boa sorte e boa viagem! E que você possa ter muitos carimbos por esse mundo a fora no seu azulzinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *