Destinos Nacionais Dicas aos Viajantes

DICAS GASTRONÔMICAS E DE HOSPEDAGEM EM CURITIBA

Como já falei em post anterior sobre a cidade, Curitiba me encanta e sempre que posso dou uma fugidinha para lá em um final de semana, ou até mesmo, faço um bate-volta de Balneário Camboriú-SC onde moro até lá, porque são 2 horas e meia de distância entre as cidades. E o que me motiva a essas loucuras são a maravilhas gastronômicas da cidade e os seus  belos parques de área verde.

 

GASTRONOMIA

 

Curitiba é tradicionalmente reconhecida pela gastronomia italiana, e o local onde se concentra o maior numero desses restaurantes é no Bairro Santa Felicidade, que fica a 7 quilômetros do centro, e foi fundado originariamente pelos imigrantes italianos no século passado.

O bairro Santa Felicidade conta com mais de 30 Restaurantes, chamados antigamente de cantinas italianas e que servem rodízios de massas, frango frito e polenta. Entre os principais e mais famosos Restaurantes Italianos da cidade, esta o Madalosso, o Velho Madalosso, e o Don Antonio, nesses restaurantes é servido na mesa frango a passarinho, asinha alho e óleo, polenta frita, maionese, risoto, salada com vinagre de vinho, e as massas são servidas em sistema de rodízio.

O nosso preferido no Bairro é o Velho Madalosso, que fica em frente ao novo Madalosso. Eles são da mesma família, porém, administrados por herdeiros diferentes. O novo Madalosso foi criado devido a necessidade de mais espaço para abrigar sua clientela e assim, nasceu o novo Madalosso, com espaço para abrigar grandes eventos, visitantes e turistas de todos os cantos do país e do exterior.

 

Vale fazer referencia ao Restaurante Madalosso, que você também pode observar no fundo da foto acima, e que no ano de 1995 foi apontado como o maior restaurante da América Latina, entrando inclusive para o Guinnes Book, com capacidade para 4.645 lugares e uma área total de 7.671 metros quadrados. O Restaurante serve comida tipicamente italiana, com rodízio de massas acompanhado de polenta e frango frito à vontade.

 

Entre os dois, a nossa preferência é pelo Velho Madalosso,  porque ele inclui no valor cobrado por pessoa, também o rodízio de carnes. Destaque para o risoto que é uma delícia e é preparado pela dona do Restaurante, Dona Flora, que é filha de italianos, e trouxe a receita direto de seus ancestrais. As massas são espetaculares, sendo as minhas preferidas: o conchiglione de figo, canelone Romeu e Julieta, nhoque de batata salsa ao molho Aldredo, o Tortei de Zucca (abóbora) e a lasanha na manteiga, olha que já rodei por alguns lugares do mundo, e nem mesmo em Roma na Itália eu encontrei massas tão deliciosas como as que são servidas no Velho Madalosso em Curitiba.

 

Outro grande restaurante do bairro é o Dom Antonio, que já chama a atenção pela sua bela arquitetura, que foi projetada para fazer referência aos castelos medievais europeus, mais especificamente o Castelo de Saint Angelo, de Roma. Tem capacidade para atender 2000 pessoas simultaneamente, em seus 5 salões temáticos, e é um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba, que se destaca por servir, além da tradicional seqüência de pratos Italianos, as carnes grelhadas, carnes gratinadas, lasanhas especiais, conchigliones e rondelli.

 

 

Outro lugar que agrada muito o turistas no Bairro Santa Felicidade e vale uma visita é a Adega Durigan, que fabrica e comercializa vinhos desde o século XIX. É uma enorme loja com vinhos, espumantes, compotas, antepastos, frios, como salames, queijos, e outros produtos da colônia. Doces, como chocolates e compotas também estão à venda.

Você pode fazer uma degustação dos vinhos e espumantes sem custo algum, e em frente a Adega, há um lindo chafariz com esculturas e um tonel gigante de vinho, sendo que o local rende boas fotos da turistada como eu, rsrs.

 

 

Sempre que vou ao Bairro, não deixo de fazer a paradinha básica nesse local, e trazer alguns vinhos e uma deliciosas compotas de abóbora e figo que eu adoro e são super bem feitas.

 

Mas em Curitiba há bons restaurantes também espalhados por toda a cidade, e muitos deles também no Bairro Batel, um bairro nobre da cidade, e lá vou citar dois que se destacam e que apreciamos muito, são eles: o L’entrecôte de Paris e a Churrascaria Batel Grill.

O L’entrecôte de Paris  possui um ambiente intimista, decoração inspirada nos bistrôs franceses,  e possui 2 pavimentos com capacidade para 64 pessoas.  O Restaurante serve um único prato, o delicioso noix d’entrecôte (corte francês da parte nobre do contrafilé) fatiado e servido com fritas e coberto pelo molho secreto, que leva 21 ingredientes e passa por quatro processos de cozimento especiais, além de um de resfriamento em um total de 36 horas de preparo. Trata-se de um prato que se tornou febre na França, e foi em Paris onde eu e meu esposo experimentamos pela primeira vez e adoramos!

E, achar um pedacinho da França em Curitiba foi uma grata surpresa, e o prato servido pelo L’entrecôte de Paris é realmente muitíssimo similar ao servido por lá, tanto que quando experimentamos pela primeira vez logo nosso paladar nos remeteu as lembranças de Paris. A casa oferece também 13 tipos de sobremesas, o famoso  profiterolis com sorvete de creme e calda de Nutella, la surprise au chocolate, o millefeuilles, o cheesecake com calda de frutas vermelhas, creme, entre outras.

 

Já tive a oportunidade de passar 2 aniversários lá, e como cortesia o Restaurante me serviu um bolinho delicioso com direito a um parabéns pra você, adorei!

 

E, para aqueles que como o meu marido são apaixonados por um belo churrasco, a Churrascaria Batel Grill, possui um ambiente amplo e requintado,  e além de servir um maravilhoso rodízio de carne e de massas,  possui um buffet de saladas, antepastos, frutos do mar, sushis e sashimis à vontade. As carnes servidas são maravilhosas, macias, nobres, com varias opções e cortes e as queridinhas do momento são a fraldinha na mostarda, e o entrecot. O nhoque frito e polenta cremosa também são um dos atrativos do local.

A dica é, se não quiser enfrentar uma grande fila de espera, chegue cedo, porque a casa lota, mas vale cada centavo do valor que assusta um pouco no começo, mas você pagará com gosto por ser tão bem servido e comer muito bem. Ah, e se você quiser passar o seu aniversario por lá, comunique o garçom que ele trará um mimo como cortesia, um delicioso petit gauteau com direito a velinha e parabéns.

Ainda no Bairro Batel, está o primeiro Hard Rock Café instalado do Brasil. Recentemente foi inaugurado o segundo no Brasil, na cidade de Gramado/RS. O Hard Rock Café de Curitiba, segue os padrões internacionais de cardápio e atendimento da rede, que é sucesso mundial. E se você assim como eu, já conhece outros Hard Rocks espalhados pelo mundo, não irá se decepcionar, o local é bem característico da rede, com a decoração temática, boas músicas, muitas opções de drinks e um cardápio delicioso!

A nossa pedida foi: costelinha suína ao estilo Saint Louis regada com molho Hickory Barbecue, servida com batatas frita e o HRC Nachos

 

Eu sou apaixonada pelo local, já fui 3 vezes, a primeira  logo após a inauguração em 2015, depois em 2016 para comemorar o meu aniversario e a última vez no mês passado, novamente para comemorar mais um aninho de vida. O lugar é lindo, você já se encanta pelo lado de fora, onde há um chafariz e uma guitarra toda iluminada em frente a casa, que possuí 3 andares com a faixada toda de vidro e iluminada. E para quem ainda quer mais informações sobre esse lugar, fica ligadinho, que em breve farei um post falando somente desse lugar super descontraído.

 

Ah e não poderia deixar de dar dicas para os apaixonados por cafés. Curitiba possuí muito lugares deliciosos para você tomar aquele cafezinho gostoso a tarde, e eu te deixarei minhas 2 sugestões aqui.

Para os coffe lovers e travelers de plantão, a dica é o Café do Viajante, localizado no bairro Centro Cívico em Curitiba. O nome já diz tudo né! O Café do viajante já me chamou a atenção pelo nome, vocês sabem o porque né?! Rsrs. Tive a oportunidade de conhecê-lo no dia 01 de julho desse ano, a convite do sócio Diogo, e achei o lugar uma graça, com decoração que nos remete aos ares europeus, e fotos incríveis do também sócio Robson, espalhadas por todo ambiente.

 

O café tem um cardápio super variado com muitas opções de café, chá e sucos, e como acompanhamento, doces e salgados, com opções também sem gluten e se lactose. Um café super aconchegante que super recomendo e receberá a minha visita sempre que eu for para a capital paranaense. Em breve farei um post para falar somente desse lugar, acompanhem!

Esse foi meu delicioso capuccino do viajante feito leite vaporizado e chocolate belga

 

Outro lugar que conheci no início desse mês durante minha viagem a Curitiba, foi a Cheia de Graça Patisserie, localizada no bairro nobre do Batel e que possuí estacionamento próprio, o que já é um ponto positivo.

A pâtisserie é quem produz todos os produtos servidos, como seus bolos artesanais, tortas, macarrons, salgados, doces e biscoitos, que podem ser consumidos em um espaço super charmoso e aconchegante, e, também aceita encomendas de bolos e doces para eventos. Nota-se que o ponto forte do local são os bolos, que parecem ser um mais delicioso que o outro, e os queridinhos do momento, os macarrons. Não deixe de fazer a sua visita, eu adorei conhecer o local, além de ter sido muito bem recebida.

Minha escolha foi o delicioso Moccha, bolo 6 leites, e 2 macarrons maravilhosos

 

HOSPEDAGEM

Curitiba é a cidade mais populosa do sul do país, e pelo fato de concentrar tantos atrativos, recebe a visita de muitos turistas durante o ano inteiro. Então, aqui vai a minha dica de hospedagem para que a sua visita a cidade se torne ainda melhor.

HOTEL SLAVIERO ótimo custo e benefício. A Rede Slaviero possui vários hotéis espalhados por Curitiba, mas o nosso escolhido foi SLAVIERO CONCEPTUAL PALACE HOTEL, consagrado como um dos melhores hotéis de Curitiba, aliando requinte, história e a excelência  em atendimento, tudo com bom gosto em cada detalhe. Foi o nosso escolhido também pela localização, que fica bem no centro da cidade, ao lado da Praça Osório, onde tem feirinhas de artesanato e comidas típicas, e com fácil deslocamento para os principais pontos da cidade, o hotel é a melhor opção para quem procura um ótimo Custo X Benefício.

 

O nosso quarto de casal era espaçoso, super arejado e limpo, com uma cama king size, frigobar, mesa de trabalho com 2 poltronas, cofre, tv a cabo, wi-fi, ar-condicionado, banheiro com cuba de granito e chuveiro com uma ótima pressão e agua quentinha. O Hotel ainda possui sauna seca, uma jacuzzi, sala fitness, sala de eventos, restaurante, bar, cafeteria e um bom café da manhã.

 

E, tudo isso com uma diária no valor de R$ 179,10 mas fique atento, porque o hotel sempre oferece alguma promoção com um código de desconto, no site, que pode lhe render um desconto de até 15% no valor da tarifa. Fica a dica!

 

RADISSON HOTEL CURITIBA maravilhoso 5 estrelas, para quem é um pouco mais exigente, e quer um pouco mais de luxo em sua hospedagem. O Radisson Hotel possui excelentes acomodações e localização, já que fica na badalada região do bairro Batel, em frente à Praça do Japão e a 2 km do animado calçadão 15 de Novembro.  Fica próximo a bons restaurantes e shoppings. A estrutura do hotel é  digna de 5 estrelas, muito bem decorado, sofisticado com grandes espaços e muito bem limpos! O quarto e o banheiro são amplos, e muito bem equipados. O café da manhã é um grande trunfo do hotel, super variado, com produtos frescos para todos os gostos e em um local muito charmoso e com uma equipe bem treinada e simpática O restaurante do Hotel é muito bom, porém os valores não são muito atrativos. Dica: escolha a vista para a Praça Japonesa, acima do 9º andar! A paisagem é muito bonita!  Valor da diária para o quarto de casal: a partir de R$ 350,00.

Como vocês perceberam, eu deixei duas opções de hotéis para vocês, o Slaviero por ter o melhor custo x benefício, ser um hotel super bonito, confortável, limpo, com um bom atendimento, ótima localização, e com um preço super convidativo e que foi a minha opção na última viagem por lá, onde fui super bem recebida por toda a equipe que me tratou com muito carinho. E, o hotel Radisson, com todo o seu glamour de 5 estrelas, com ótimos serviços e acomodações, onde você pagará um pouquinho a mais por isso.

_______________

E aí pessoal… depois de todas essas dicas da gastronomia e hospedagem de Curitiba, bora marcar essa viagem?

E, se você achou essa matéria interessante, deixe nos comentários, ou, se tiver outro ponto de vista, ou dica, também compartilhe conosco.

Até a próxima!

    Resposta

  1. Nossa Aninha, terminei de ler esse post e fiquei com ainda mais vontade de conhecer Curitiba! Ainda mais que amo a parte da culinária na viagem, deu fome aqui!!!! Provar pratos, restaurantes… e esses cafés!? Um charme! Adorei!! ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *